Identidade Visual e Branding

Primeiramente precisamos entender um pouco sobre o que são e quais os tipos de identidade visual que podem ser produzidas para ajudar sua empresa a ser identificada pelo mercado

Logo ou Logotipo: Símbolo gráfico que representa uma empresa, produto ou pessoa;
Identidade Visual: Conjunto de formas gráficas que ajudam a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma empresa;
Branding: O DNA da empresa representado pela sua personalização gráfica e métodos de comunicação.

Detalhando:

Vamos então separar os termos para melhor compreensão do significado.

O termo Logo: Vem do termo grego “Logos” que que simplesmente significa “Significado”.
A Palavra Logotipo: Como mencionado vem do grego “logos” que significa “Significado” e Tipo também vem do grego “Typos” que significa “Figura ou Forma”.
Já a Logomarca: Como mencionado, “Logo” = “Significado” e Marca vem do germânico “Markas” que significa “Significado”!
(Obs: Nós também preferimos trabalhar com a definição logotipo ou simplesmente marca, por ser redundante o significado de “logomarca”).

Marca: Um nome, termo, sinal, símbolo ou projeto gráfico, ou a combinação de todos acima com o intuito de definir, identificar e diferenciar um produto, serviços ou empresas entre si. Ou seja, é a empresa em sua totalidade, desde sua identidade visual a sua personalidade.

Como você viu, basicamente o logo ou logotipo, é apenas uma representação gráfica da empresa, instituição, pessoa e etc. com a principal forma de simbolizar e dar referência. Neste caso, quando você chega até um designer ou empresa de criação e solicita um logotipo e somente essa encomenda, esse será o trabalho desenvolvido.

Jobs Recentes

Exemplo de Branding com Algumas Etapas de Construção

A identidade visual

Como o próprio nome já diz, é a forma como determinada empresa vai se posicionar visualmente, quais serão suas cores, qual estratégia visual ela deverá usar em seus comunicados, como serão suas imagens, publicações, anúncios, entre outras coisas.

O conceito de identidade visual é muito fácil de entender, afinal se trata de como a empresa irá agir visualmente, em todos os seus aspectos de comunicação, inclusive quanto a preferência de cores das vestimentas e uniformes da equipe de trabalho, as cores da arquitetura de sua sede, detalhes do ambiente, enfim, a personalidade da empresa.

Branding

Todo conjunto gráfico identitário que são os principais fatores que posicionam uma determinada empresa no conhecimento geral de seu público, pois é a partir dele (onde estão presentes logotipo, identidade visual e tantas outras áreas como mencionamos acima) que uma empresa cria personalidade e se destaca diante da concorrência.

Atualmente o Branding também está relacionado ao tratamento da comunicação e abordagem linguística que uma marca pode explorar nos diferentes cenários de atuação. Faz parte do Branding por exemplo a segmentação do público alvo a ser atingido pela comunicação e imagens, por isso, o pensar nas cores e estratégias é tão importante.

Não somente a forma de destacar, mas também gerando uma personalidade única que se expresse diretamente com seus consumidores.

Então, sim, logotipo, identidade visual e Branding caminham juntos, mas não são necessariamente a mesma coisa.

Confira na próxima página mais informações sobre marcas. –>

Pages: 1 2